Cibersegurança: qual sua importância para a proteção de dados?

Cibersegurança: qual sua importância para a proteção de dados?
Cibersegurança: qual sua importância para a proteção de dados? - Pixabay

Navegue pelo conteúdo

O advento da internet e as tecnologias que a sucederam trouxeram uma grande revolução para o mundo. Mas, juntamente a isso, houve também a ascensão de crimes virtuais. Por isso, investir em cibersegurança é hoje um item obrigatório para empresas de pequeno, médio e grande porte.

Entendendo essa importância, vamos abordar nesse artigo o que é a cibersegurança, para que ela serve e algumas dicas importantes para que sua empresa possa proteger os dados de maneira estratégica e responsável!

O que é a cibersegurança?

Em tradução livre para o português, a Segurança Digital diz respeito às práticas que visam proteger hardwares e softwares (computadores, servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados) contra ataques maliciosos. 

São diversos aspectos que envolvem esse campo de estudo, que pode ser dividido em algumas categorias como: segurança de rede e de aplicativos, segurança da informação e operacional, assim como recuperação de desastres e educação do usuário final.

Qual a importância da cibersegurança para os dias atuais?

Tendo em mente que as ameaças virtuais têm sido cada vez mais constantes, a importância da cibersegurança para os dias atuais é praticamente óbvia. Principalmente para empresas, que geram uma quantidade expressiva de dados constantemente e precisam preocupar-se com a segurança dos dados de seus clientes.

No contexto empresarial, os segmentos da saúde, varejo e organizações públicas tendem a sofrer mais violações do que outros setores. E, em sua maioria, os responsáveis por esses incidentes são criminosos mal-intencionados, pois coletam informações financeiras e médicas importantes.

Veja que, segundo um estudo da Risk Based Security, em 2019 pelo menos 7,9 bilhões de dados foram comprometidos. Enquanto em 2023, mais de 400 mil ameaças foram descobertas por dia, afirma a consultoria de cibersegurança Kaspersky.

Desta forma, com o aumento constante das ciberameaças, é esperado que os investimentos em segurança cibernética cresçam naturalmente. Segundo a Gartner, os gastos nessa área atingirão 188,3 bilhões de dólares e ultrapassarão 260 bilhões de dólares em todo o mundo até 2026. Governos ao redor do globo têm fornecido diretrizes para auxiliar as empresas na adoção de medidas eficazes de segurança cibernética devido à crescente ameaça virtual.

Portanto, investir na proteção dos dados coletados pelo seu negócio é essencial, tanto para manter-se em dia com as regulamentações, quanto para demonstrar mais segurança para seus clientes. A seguir, traremos algumas dicas para que essa proteção seja realizada de forma estratégica!

Como proteger os dados da sua empresa?

Proteger os dados de uma empresa é fundamental para garantir a continuidade dos negócios, manter a confiança dos clientes e cumprir regulamentos de privacidade. Não deixe de anotar as dicas!

Faça backup: implemente uma política de backup regular para garantir que todos os dados importantes sejam copiados e armazenados em locais seguros. Isso inclui dados de clientes, registros financeiros, documentos legais e qualquer outra informação crítica para as operações da empresa.

Escolha uma solução de backup confiável e eficaz que atenda às necessidades da sua empresa. Isso pode incluir backup local, backup em nuvem ou uma combinação de ambos. Certifique-se de que os backups sejam automatizados e verificados regularmente para garantir sua integridade.

Implemente medidas de segurança cibernética: proteja sua rede e sistemas contra ameaças cibernéticas, como malware, ransomware e ataques de phishing. Utilize firewalls, antivírus, filtros de e-mail e outras soluções de segurança para mitigar o risco de intrusões não autorizadas.

Criptografe dados sensíveis: Utilize a criptografia para proteger dados sensíveis armazenados e transmitidos pela sua empresa. Isso inclui informações confidenciais de clientes, dados financeiros e qualquer outra informação que possa ser alvo de hackers ou violações de segurança.

Treine funcionários em segurança da informação: eduque os funcionários sobre as melhores práticas de segurança da informação e os riscos associados ao manuseio inadequado de dados. Incentive-os a criar senhas fortes, evitar clicar em links suspeitos e relatar qualquer atividade suspeita.

Implemente políticas de acesso e controle de dados: estabeleça políticas claras de acesso aos dados e controle quem tem permissão para acessar informações confidenciais. Utilize autenticação de múltiplos fatores e monitore o acesso aos sistemas e dados sensíveis.

Realize auditorias de segurança regulares: são essenciais para identificar vulnerabilidades e pontos fracos nos sistemas e processos de segurança da empresa. Corrija quaisquer falhas encontradas e mantenha-se atualizado com as melhores práticas de segurança.

Compartilhe

Deixe seu comentário