5 estratégias eficientes para atendimento ao cliente via WhatsApp

5 estratégias eficientes para atendimento ao cliente via WhatsApp
5 estratégias eficientes para atendimento ao cliente via WhatsApp - Karolina Grabowska (Pexels)

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Se você tem está buscando estratégias eficientes para atendimento ao cliente via WhatsApp, nesse artigo nós podemos te ajudar.

Até porque, sim, o cliente é e para sempre será uma das peças mais importantes do seu negócio, responsável por toda a engrenagem funcionar e que você tenha resultado naquele serviço ou produto oferecido.

Você precisa sempre de estratégias principalmente no atendimento, momento primordial para o fechamento ou não de uma venda, com métodos no WhatsApp que realmente funcione.

Portanto, para te ajudar nesse processo, separamos a seguir 5 estratégias eficientes para atendimento ao cliente via WhatsApp e potencializar seus resultados.

Inclua respostas rápidas ao seu contato

As respostas rápidas podem ser o seu grande aliado para recepcionar o cliente e fazer com que eles fiquem confortáveis.

Hoje, com o crescimento exponencial do número de concorrentes, deixar os clientes sem respostas ou sem qualquer atendimento por muito tempo, pode levar ele a procurar por outra opção.

Com as respostas rápidas, ele já vai ter um pré-atendimento, conseguindo em alguns casos até mesmo solucionar seu problema, sem precisar envolver um atendente.

Principalmente em empresas que têm um alto fluxo de mensagens, as mensagens rápidas vão tornar o processo muito mais rápido.

Ofereça um atendimento humanizado

Comprovadamente, as pessoas preferem muito mais um atendimento humanizado, uma vez que isso consegue lhe deixar muito mais confortável e passar uma maior sensação de segurança.

O atendimento robotizado ou sistemático pode ser eficiente para solucionar uma dúvida rápida ou fazer a recepção do cliente, mas a sua empresa precisa também trazer um atendimento humano, esse que consiga ouvir as solicitações dos clientes e buscar lhe atender da melhor forma.

Segundo Arlan Bonatti, sócio-fundador da Integgri Sistemas:

“Seja humano. As pessoas estão cansadas de robôs. Conecte-se de verdade.”

Foque na solução e não no problema

Uma das estratégias eficientes para atendimento ao cliente via WhatsApp é buscar sempre focar na solução e não no problema.

Ao iniciar um atendimento, só finalize ele após uma solução adequada e que deixe o cliente o mais satisfeito possível.

Mesmo que tal problema se torne difícil para você, procure por recursos ou pessoas que possam lhe ajudar, colocando cada atendimento como único e focado diretamente na solução.

O foco na solução é sinônimo de agilidade, sendo um ponto essencial, principalmente para você que está em busca do sucesso.

E isso vale tanto para o atendimento via sistema de WhatsApp para escritório de contabilidade, um dos focos da Integgri, vendas, recepção de hotel ou call center de qualquer setor.

Ainda segundo Arlan Bonatti:

“O ideal é que você tenha sempre audição plena do seu cliente. Fale menos e ouça mais. Fazer as perguntas certas faz toda a diferença na solução de problemas. É assim que o time de atendimento trabalha aqui na Integgri Sistemas”.

Reúna todos os números em um só?

Se você tem diversos canais de atendimento, como vendas, financeiro e outros, e cada um possui um número de WhatsApp diferente, saiba que isso pode ser extremamente prejudicial à sua logística.

Isso porque, ter vários números de WhatsApp, além de trazer um trabalho maior para o cliente, pode bagunçar todo o seu padrão de atendimento, resultando em pessoas sem atendimento ou sendo atendidas depois de uma longa espera.

E, para esse problema saiba que existe uma solução, essa possível por meio de um sistema de atendimento omnichannel, que basicamente funciona como uma plataforma que reúne todos os números de WhatsApp em um só e traz todo um sistema de atendimento profissional.

Por exemplo, através dele você consegue criar departamentos, colocar chatbots de autoatendimento, configurar atendentes para cada área e outros. Com certeza, um ponto de muito valor para a maioria das empresas.

Treine sua equipe

Por mais óbvio que possa parecer, saiba que uma das estratégias eficientes para atendimento ao cliente via WhatsApp é a de treinar sua equipe.

Nada adianta, você ter todo um sistema de logística, com um atendimento programado e focado na eficiência, caso sua equipe não esteja alinhada ou disposta a aplicar.

Dessa forma, busque treinar sua equipe, oferecendo a eles conhecimento sobre técnicas e estratégias de atendimento que você quer utilizar, fazendo com que eles se sintam parte da equipe e se tornem dispostos a aplicar no seu dia a dia.

Lembre-se que uma das principais formas de crescer dentro de uma empresa, seja na área do atendimento ou em qualquer outra, é com o trabalho em equipe.

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