MÍDIA PROGRAMÁTICA: uma importante metodologia do tráfego pago

MÍDIA PROGRAMÁTICA: uma importante metodologia do tráfego pago
MÍDIA PROGRAMÁTICA: uma importante metodologia do tráfego pago - Lukas (Pexels)

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A mídia programática foi a grande responsável por revolucionar o marketing e a publicidade. Afinal, essa ferramenta tornou muito mais fácil os trabalhos de tráfego pago realizados pelos profissionais, sendo esta até hoje uma inovação do mercado insuperável.

Porque a mídia programática é tão importante? 

A resposta é super simples: antes, para anunciar em espaços publicitários que não eram das grandes empresas era algo massivo e extremamente caro, pois, o anunciante tinha que entrar em contato direto com o proprietário do site escolhido.

Isso deixava todo o processo burocrático, lento e muitas vezes, sem trazer grandes resultados. Com o advento da mídia programática, isso mudou da água pro vinho e todos se beneficiam disso. Para a Interactive Advertising Bureau (IAB), em pesquisa divulgada no ano de 2020, dos US$16 bilhões investidos em publicidade digital no Brasil, ao menos 22% foram destinados à estrela de hoje.

O que é essa metologia do marketing de performance?

Imagine a junção da tecnologia e dados para criar segmentos super eficientes. Por mais que isso pareça complexo, a realidade é bem simples: o objetivo da plataforma de mídia programática é aprimorar o processo de compra e venda dos espaços publicitários disponíveis na internet.

Esse processo, além de ser acelerado, torna-se mais democrático e acessível para todas as empresas, tanto para quem pretende vender um espaço, que passa a atingir mais compradores, quanto para quem precisa comprá-lo, que conseguem encontrar anúncios com melhores custos e segmentações.

Quais as vantagens desse movimento?

A mídia programática é um ecossistema que democratizou a possibilidade e deu margem para que agências, empresas, veículos de mídia e desenvolvedores web tenham acesso a um universo totalmente diferente do que era conhecido antes de sua criação, em 1990. Junto com ela, diversas vantagens a esse segmento foram adquiridas. Confira algumas delas:

Custo – benefício:

É importante entender que não há uma pré-negociação com os proprietários dos espaços publicitários antes de veicular seu anúncio. Como ocorre em outros recursos de publicidade digital existentes, você paga somente pelas impressões/cliques/conversões que obter. Interessante, não é?

Melhores resultados

Esta metodologia traz aos gestores de tráfego uma possibilidade quase que infinita de segmentação. É possível ser bem preciso quanto ao perfil do público que sua marca pretende atingir, pois os dados dos usuários são utilizados para otimização frequentes. 

Melhor visibilidade

A diminuição dos custos dos anúncios, assim como a automatização de praticamente todo o processo faz com que a publicidade esteja presente em muitos veículos ao mesmo tempo, sempre de acordo com a segmentação escolhida. Desta forma, muito mais pessoas irão ser impactadas por seu produto ou serviço anunciado, gerando também, mais conversões.

Análise de dados precisa

Tendo em vista que a mídia programática é utilizada para veicular anúncios de forma mais assertiva, com a união de tecnologias inovadoras e dados, faz sentido que a análise dos resultados destas campanhas tornem-se melhores. Com essa metodologia, é possível conhecer ainda mais o cliente ideal da sua empresa, saber quais veículos são mais acessados. Além, é claro, de obtermos KPI’s como ROI, CPC, e outros, de forma rápida e intuitiva.

Quais os tipos de compras e pagamento? 

São três categorias de compra. A automatizada garantida, onde você reserva os espaços por um preço fixo, a não reservada com taxa fixa, onde o valor do pagamento também é fixo e alguns anunciantes podem ter preferência antes do leilão ser aberto e, por fim, o leilão privado, onde participam dos lances somente compradores convidados, com um preço mínimo definido na abertura do leilão.

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